Maria Arminda Pedrosa

Maria Arminda Pedrosa is graduated and master in Chemistry (Physical Chemistry) from the University of Coimbra and PhD from the University of East Anglia, United Kingdom – equivalent to doctor in Chemistry, Chemical Education, from the University of Aveiro. As a member of the Chemistry BackOffice, she collaborates in the Formar Mais programme of East Timor. She undertakes research in sciences education, particularly in chemistry, for sustainability and in sciences teachers’ education, in particular of chemistry, following the same orientation.


Address
Departamento de Química
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade de Coimbra
3004-535 Coimbra
E-mail
apedrosa@ci.uc.pt
Telephone
+351 239 826 541
ORCID ID
Scopus ID
Research Gate

Publications

Environmental Education and Citizenship – Challenges for Scientific Communities and Science Teachers
M.A. Pedrosa
Ulisses Azeitiero, Fernando Gonçalves, Walter Leal Filho, Fernando Morgado, Mário Pereira (Eds.). World Trends in Environmental Education. Frankfurt am Main, Peter Lang, 175-194 (2004)

Educação CTS e Formação Professores Ciências via Problemáticas de Lixo
M.A. Pedrosa, F. Gonçalves, M.H. Henriques, P. Mendes
ENCIGA (Ed.). XVI Congreso de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 145-153 (2003)

Literacia Científica e Ensino de Química – Recursos para Aprendizagens Significativas e Relevantes
M.L. Matos, M.A. Pedrosa
ENCIGA (Ed.). XVI Congreso de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 105-113 (2003)

Encurtando Distâncias entre Escolas e Cidadãos: Enredos Ficcionais e Educação em Ciências
M.A. Pedrosa, M.H. Henriques
Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 2(3), (2003)

Exposições Escolares e Comunicação Pública de Ciencias
M.H. Henriques and M. A. Pedrosa
La Ciencia ante el Publico – Cultura humanista y desarrollo científico-tecnológico. Sección III, Lenguaje, Comunicación y Divulgación de la Ciencia y la Tecnologia, Instituto Universitario de Estudios de la Ciencia y la Tecnología, Salamanca, (edição em CD-ROM – ISBN: 84-688-2676-6), 295-308 (2003)

Linguagens de Ciências e dos Cidadãos – Desafios a Professores de Ciências
M.A. Pedrosa
ENCIGA (Ed.). XV Congreso de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 155-163 (2002)

Aprendizagem de química no contexto da análise de interrelações CTS em questões controversas do domínio público. Contributos para o desenvolvimento de literacia científica no 3º Ciclo do Ensino Básico
I.S. Rebelo, M.A. Pedrosa, I.P. Martins
II Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação de Química da Sociedade Portuguesa de Química, Universidade de Aveiro, 45-48 (2001)

Ensino Experimental na Aprendizagem das Ciências – Abordagem numa Perspectiva de Inter-relações Ciência-Tecnologia-Sociedade
M.A. Pedrosa
Actas dos Encontros de Basto 2001 – 4ª Edição, Centro de Formação de Basto, 72-77 (2001)

La Integración de CTS en el Sistema Educativo Portugues
M.A. Pedrosa, I.P. Martins
P. Membiela (Ed.). La Enseñanza de las Ciencias desde la Perspectiva Ciencia-Tecnología-Sociedad: Formación Científica para la Ciudadanía. Madrid, Narcea S. A. de ediciones, 107-119 (2001)

Integrando Inter-relações CTS em Ensino de Química – Dificuldades, Desafios e Propostas
M.A. Pedrosa
ENCIGA (Ed.). XIV de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 79-86 (2001)

Reformas Educativas Contemporâneas – Que Formação de Professores de Ciências?
M.A. Pedrosa
Enseñanza de las Ciencias, Número Extra 1, 491-492 (2001)
VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias

Um Modelo de Desenvolvimento Profissional Reflexivo e Cooperativo na Formação Contínua de Professores de Química
I.S. Rebelo, M.A. Pedrosa, I.P. Martins
Enseñanza de las Ciencias, Número Extra 2, 289 (2001)
VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias

Educar em escolas abertas ao Mundo – Que cultura e que condições de exercício da cidadania
M.A. Pedrosa, A. Mateus
Ministério da Educação (Ed). (Re)Pensar o Ensino das Ciências – Ensino Experimental das Ciências. Departamento do Ensino Secundário, Lisboa, 141-154 (2001)

Mudanças de Práticas de Ensino das Ciências – Uma Reflexão Epistemológica
M.A. Pedrosa
Ministério da Educação (Ed). (Re)Pensar o Ensino das Ciências – Ensino Experimental das Ciências. Departamento do Ensino Secundário, Lisboa, 34-50 (2001)

Ensino das Ciências e Trabalhos Práticos – (Re)Conceptualizar…
M.A. Pedrosa
Ministério da Educação (Ed). (Re)Pensar o Ensino das Ciências – Ensino Experimental das Ciências.Departamento do Ensino Secundário, Lisboa, 19- 33 (2001)

Aprendizagem de Química no Contexto da Análise de Inter-relações CTS em Questões Controversas do Domínio Público. Contributos para o Desenvolvimento de Literacia científica no 3º Ciclo do Ensino Básico
I.S. Rebelo, M.A. Pedrosa, I.P. Martins
II Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação de Química da Sociedade Portuguesa de Química, Universidade de Aveiro, 45-48 (2000)

Trabalho Prático e Experimental no Ensino das Ciências: Pontos de vista dos professores-formandos antes do Programa
M.A. Pedrosa, L. Dourado
Ministério da Educação (Ed). Concepção e Concretização das Acções de Formação I – Ensino Experimental das Ciências. Departamento do Ensino Secundário, Lisboa, 57-83, (2000)

Perspectivas Subjacentes ao “Programa de Formação no Ensino Experimental das Ciências
M.A. Pedrosa, A. Mateus
Ministério da Educação (Ed). Concepção e Concretização das Acções de Formação I – Ensino Experimental das Ciências. Lisboa, Departamento do Ensino Secundário, 35-48 (2000)

Trabalho Prático em Química – Questionar, Reflectir, (Re)Conceptualizar
M.A. Pedrosa
Universidade do Minho (Ed). Trabalho Prático e Experimental na Educação em Ciências. Departamento de Metodologias da Educação, Universidade do Minho, Braga, 481-496 (2000)

Aprendendo a Olhar, a Ver e a Reparar… Água em Química Escolar
M.A. Pedrosa
Universidade de Aveiro (Ed). O Movimento CTS na Península Ibérica. Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro, 133-142 (2000)

Planificação de Actividades Práticas de Ciências e Estruturação Conceptual
M. A. Pedrosa
Ministério da Educação (Ed). Materiais Didácticos I – Ensino Experimental das Ciências. Departamento do Ensino Secundário, Lisboa, 19-42 (2000)

Chemistry Textbook Approaches to Chemical Equilibrium and Student Alternative Conceptions
M.A. Pedrosa, M.H. Dias
Chemical Education: Research and Practice in Europe 1(2), 227-236 (2000)

Water in Context: Many Meanings for the Same Word
M.A. Pedrosa, M.H. Dias
Chemical Education: Research and Practice in Europe 1(1), 97-107 (2000)

Inter-relações CTS e Concepções Alternativas – Um Caso em Química Escolar
M.A. Pedrosa, M. H. Dias, I. P. Martins
ENCIGA (ed.). XII Congreso de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 95-102 (1999)

Learning Outcomes on Matter and its Transformations: Implications for Research and Science Teacher Professional Development
M.A. Pedrosa
O. Jong, K. Kortland, A.J Waarlo, J. Buddingh (Eds.). Bridging the Gap Between Theory and Practice: What Research says to the Science Teacher, International Summer Symposium – 1998, Utrecht University – The Netherlands, ICASE, 227-243 (1999)

Reflecting on Conceptual Language and Symbolic Representations in Chemistry Textbooks
M.A. Pedrosa, M.H. Dias, I.S. Rebelo, J.M. Lopes, I.P. Martins
Enseñanza de las Ciencias, Número Extra, 263-264 (1997)
V Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias

Água … Que substância tão especial!
M.A. Pedrosa, M.H. Dias, J.M. Lopes e M.P. Santos
Universidade de Aveiro (Ed.), Setembro, 1997

Concepções Epistemológicas e de Bom Professor de Ciências
M.A. Pedrosa, M.H. Dias, I.S. Rebelo, J.Veiga
Departamento de Metodologias da Educação (Ed.). Didácticas/Metodologias da Educação. Universidade do Minho, Braga, 931-950 (1997)

Concepções relativas a Estados Físicos e Mudanças de Estado Manifestadas por Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior
M.A. Pedrosa, M.H. Dias, I.S. Rebelo, J. Veiga
Departamento de Metodologias da Educação (Ed.). Didácticas/Metodologias da Educação. Universidade do Minho, Braga, 355-365 (1997)

Promover a Qualidade de Ensinos- Aprendizagens: Aprendendo a Aprender Química
M.H. Dias da Silva, M.A. Pedrosa, J. Veiga
Departamento de Metodologias da Educação (Ed.). Didácticas/Metodologias da Educação. Universidade do Minho, Braga, 251-273 (1997)

Comparação das classificações da aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática atribuídas em provas escritas com as atribuídas em provas orais
M.A. Pedrosa, J. Veiga, E. Pestana e M. Pereira
Instituto de Inovação Educacional (Ed.). Ensino das Ciências, Ministério da Educação, 181-198 (1997)

A comunicação não verbal influenciará as classificações da aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática atribuídas em provas orais?
M.A. Pedrosa, J.Veiga, E. Pestana e M. Pereira
Instituto de Inovação Educacional (Ed.). Ensino das Ciências. Ministério da Educação, 165-179 (1997)

Estratégias Metacognitivas na Formação Inicial de Professores: um Estudo de Caso
I. Rebelo, M.A. Pedrosa e J. Veiga
Escola Superior de Educação de Portalegre (Ed.). Educação em Ciências da Natureza – Actas do V Encontro Nacional de Docentes, 79-92 (1995)

Avaliação e Classificação da Aprendizagem em Química – Alguns Aspectos Técnicos
M.A. Pedrosa
Química, Boletim da Sociedade Portuguesa de Química nº 46 (série II), 81-85 (1991)

Interpretações do Princípio de Le Chatelier e a Compartimentação do Saber – Concepções Alternativas Relativas à Evolução de Sistemas Químicos para Situações de Equilíbrio
M.A. Pedrosa, M.C. Alpoim
Química, Boletim da Sociedade Portuguesa de Química nº 46 (série II), 21-46 (1991)

Problemática das Concepções Alternativas na Formação Inicial de Professores de Física e Química
A.F. Cachapuz, I. Malaquias, I.P. Martins, M.A. Pedrosa, M.J. Loureiro, M.F.Thomaz e N. Costa
Actas do 2º Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias de Ensino, Universidade de Aveiro, (1991)

Estratégias de Resolução de Problemas e Situação de Exame Oral
M.A. Pedrosa
Maria Elisa Pestana, Mariana P. Pereira (Eds.). Actas do Colóquio Química, encruzilhada de disciplinas – Ensino Superior de Química em Línguas Internacionais de Origem Latina, Sociedade Portuguesa de Química, vol. 1 (1991)

Non-verbal Effects in Oral Testing
G.M. Seddon, M.A. Pedrosa
British Educational Research Journal 16 (3), 305-310 (1990)

A Comparison of Written and Oral Methods of Testing in Science
G.M. Seddon, V.G. Papaioannou, M.A. Pedrosa
Research in Science and Technological Education 8 (2), 155- 162 (1990)

Comparação de Resultados de Avaliação Oral e Escrita em Química com Estudantes Universitários Portugueses do 4º ano – Concepções Erróneas Reveladas pelo Teste
M.A. Pedrosa
Mariana P. Pereira (Ed.), Actas do Simpósio Formação de Professores de Química/Ciências – Desafios para um Mundo em Mudança, SPQ (1989)

A Comparison of the Quality of Student´s Explanations Using Spoken and Written Method of Questioning and Answering
G.M. Seddon, M.A. Pedrosa
International Journal of Science Education 10 (3), 337-342 (1988)

An Emission Spectral Study of Uranyl Ion Binding to α-Alumina
H.D. Burrows, S.J. Formosinho, M.A. Pedrosa
Journal of Molecular Structure 143, 223-226 (1986)