Esculturas de João de Ruão – Classificação e Caracterização através da Análise de Pigmentos

A análise de pigmentos em obras de arte é de grande importância para a sua autenticação e datação, assim como para possíveis intervenções de conservação ou restauro, uma vez que permite uma caracterização detalhada dos materiais constituintes e das camadas policromadas.No presente estudo serão analisadas esculturas e retábulos policromados atribuídos a João de Ruão, um dos escultores mais influentes do Século XVI em Portugal. João de Ruão foi um dos artistas mais influentes do seu tempo, nomeadamente pela formação de escultores e decoradores e disseminação das suas obras pelo País, em particular na zona Centro.A importância da sua obra para a História da Arte em Portugal requer um estudo urgente de caracterização dos pigmentos e materiais usados nas policromias originais e repolicromias que permitirá clarificar cientificamente as atribuições feitas, na maior parte dos casos, segundo critérios estilísticos. Simultaneamente caracterizar-se-á o trabalho de João de Ruão, distinguindo-o dos trabalhos de outros artistas contemporâneos e diferenciando os diferentes períodos que marcaram a sua evolução. Pretende-se ainda determinar o estado de conservação das obras e analisar o número, e a natureza, das repolicromias de modo a estabelecer a sequência das várias intervenções. As técnicas utilizadas serão a microscopia óptica, micro-espectroscopia Raman, difracção de raios-X (XRD) e fluorescência de raios-X por reflexão total (TXRF).- A microscopia óptica dará informação relevante sobre a estratigrafia da policromia das obras.- A micro-espectroscopia Raman permitirá a análise não destrutível e reprodutível de partículas muito pequenas em laboratório, sem necessidade de preparação das amostras. Nos casos em que a análise em laboratório não é possível, nomeadamente em que a integridade da obra de arte tem que ser preservada e, consequentemente, não é permitida a recolha de amostras mesmo que microscópicas, as obras de arte têm que ser analisadas in situ. Como cada composto dá origem a um espectro Raman característico, é possível identificar pigmentos orgânicos e inorgânicos, assim como aglutinadores e vernizes, por comparação com espectros obtidos de bases de dados.- A técnica de XRD dará informação relacionada com a estrutura cristalina dos pigmentos. Como a maioria dos pigmentos é constituída por materiais cristalinos, este método pode ser usado na sua identificação por comparação com amostras padrão.- No caso de pigmentos inorgânicos, a técnica de TXRF permite a análise simultânea dos constituintes elementares dos pigmentos mais pesados que o potássio.As obras de arte a serem estudadas pertencem aos Museus Nacionais de Machado de Castro, em Coimbra (3 retábulos e 7 esculturas), e de Arte Antiga, em Lisboa (1 retábulo e 6 esculturas), assim como de várias capelas e igrejas da zona Centro de Portugal (16 esculturas).

Estado
Terminado
Período
2005 a 2008
Financiamento
59.970,00 euros
Código do projecto
(POCI/HEC/55536/2004)
Entidade financiadora
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal

Membros
Francisco Paulo de Sá Campos Gil (Investigador responsável)
Ana Maria Tinoco de Matos Beja Alte da Veiga – Universidade de Coimbra
Manuela Ramos Marques da Silva Catarina Gersão de Alarcão – Universidade de Coimbra
João Manuel de Sá Campos Gil – Universidade de Coimbra
Maria Helena Almeida Vieira Alberto – Universidade de Coimbra
Vítor Manuel Flor Gaspar – Instituto Politécnico de Tomar
Maria de Lurdes dos Anjos Craveiro – Universidade de Coimbra
Maria João Crespo Pimentel Vilhena de Carvalho – IEM,Universidade Nova de Lisboa
Maria Paula Matos Marques Catarro
Luis Alberto Esteves Batista de Carvalho

Publicações