Um espectrómetro de amostragem esparsa para diagnóstico de melanoma – NeedfoRSpeed

Melanoma é o tipo de cancro cutâneo mais agressivo e letal, tendo a sua incidência vindo a aumentar consistentemente nas últimas décadas. Em melanomas precoces (melanomas in situ) a cura pode ser assegurada através de excisão cirúrgica com uma taxa de sobrevivência a 5 anos de 97%. No entanto, em estágios mais avançados, a taxa de mortalidade é alta. O diagnóstico clínico de melanoma numa fase inicial é notoriamente difícil para os dermatologistas, podendo levar a diagnóstico tardio e à remoção desnecessária de lesões benignas. Os dermatologistas relatam uma enorme necessidade clínica de um instrumento complementar que os ajude a diferenciar melanomas de lesões melanocíticas suspeitas. Uma abordagem promissora é a análise baseada em diferenças moleculares, que são muito mais específicas do que variações morfológicas.
A espectroscopia de Raman (ER) é uma técnica ótica altamente sensível baseada em vibrações moleculares específicas dos componentes do tecido que permite a monitorização não invasiva e não destrutiva do tecido, revelando variações induzidas por doenças e permitindo diferenciar amostras saudáveis de malignas com alta sensibilidade e especificidade.
A nossa proposta é baseada no desenvolvimento de um instrumento de ER de alta velocidade e baixo custo, para um diagnóstico objetivo de melanoma, que ainda é uma necessidade clínica não atendida. O sucesso deste estudo é assegurado pela experiência dos membros da equipa em estreita colaboração científica entre dois laboratórios de I&D nacionais (QFM-UC e LIBPhys-UC), apoiados por 2 laboratórios I&D internacionais (Universidade de Nottingham e Erasmus Medical Center) e duas instituições de saúde da área da oncologia dermatológica (IPOCFG e LUMC).

Estado
Em curso
Período
2023 to 2024
Financiamento
49.944,86 €
Código do projeto
2022.03336.PTDC
Entidade financiadora
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Membros
Luís Alberto Esteves Batista de Carvalho (Investigador Responsável)
Maria Paula Matos Marques Catarro
Ana Lúcia Marques Batista de Carvalho 
Adriana Maria Pires Mamede
Andreia Sofia Feitor Gaudêncio
Francisco Paulo de Sá Campos Gil
João Manuel Cardoso
Maria Miguel Camelo Amaral Canelas
Miguel Silva
Paulo Figueiredo
Pedro Guilherme da Cunha Leitão Dias Vaz